segunda-feira, 24 de outubro de 2011

QUESTÕES AMBIENTAIS I



 Imagem Google

Protesto contra instalação de fábrica de cimento em Rio Maior chega à net

http://maiortv.com.pt/sociedade/cimenteira/noticias024.php

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N3607

     Peço desculpas por “me intrometer” nos problemas "dos outros" mas,sou defensora acirrada do meio ambiente, trabalho, incansavelmente, em causas ambientais e sei o tamanho da luta e as barreiras que enfrentamos... Deixo claro que não sou, de forma alguma, contra o desenvolvimento econômico e social, muito pelo contrário...

     Viver em harmonia com o meio tornou-se uma verdadeira batalha. Defender o nosso espaço, agregar valores, conviver com as ambigüidades e conjunturas atuais é um verdadeiro ato de malabarismo. Meio ambiente não constitui apenas a parte ecológica das questões que dele resultam, mas todas as esferas da vida, do ser humano e do planeta. O aspecto intrínseco destas relações torna a vivência uma tarefa árdua, cheia de obstáculos e extremamente complexa.

     A importância da saúde ambiental e das vidas inseridas no contexto é a mesma em qualquer parte do mundo.
Cada um de nós é diretamente responsável, através das nossas atitudes e co-responsável em relação às atitudes dos demais.

     Obviamente, entende-se que há grande necessidade de maior e melhor geração e distribuição de renda, de desenvolvimento social e econômico... O crescimento demográfico exige cada vez mais novos investimentos, que culminem no aumento do número de empregos, renda, qualidade de vida e tantos outros fatores benéficos à sociedade e à economia em geral... A isto chamamos de crescimento, desenvolvimento ou tantos outros sinônimos que resultam em melhoramentos e bem estar social, entretanto qualquer projeto, independente do porte ou natureza, trará algum tipo de conseqüência ao meio, haverá sempre um agravo e uma degradação imbricada aos aspectos sociais, políticos e econômicos da região.

     Exatamente neste ponto emerge a razão, a lógica e a ponderação... A atitude humana, propriamente dita... De fato, por mais que tenhamos uma consciência “verde”, ambientalista ou defensora da vida, não encontraremos uma maneira 100% correta de alcançar desenvolvimento e crescimento sem uma ofensiva ao ambiente, isto é práxis, pensar o contrário é utópico... No entanto há sempre uma maneira de harmonizar as ações humanas à preservação ambiental e de maneira sustentável.

     Vivemos um momento histórico importante, são grandes os avanços das tecnologias e do conhecimento. O homem tem evoluído de maneira impressionante e espetacular. A capacidade criativa e inventiva do ser humano é imensurável... O potencial humano é admirável e emocionante... Isto lembra Bertolt Brecht*: “Em vez de serem apenas bons, esforcem-se para criar um estado de coisas que torne possível a bondade; em vez de serem apenas livres esforcem-se para criar um estado de coisas que liberte a todos!”

     Deveria ser esta a convergência das ciências, das técnicas e das tecnologias... A agudeza humana deveria cogitar o equilíbrio e a sustentabilidade do viver, afinal temos um farto e rico acervo normativo, estudos científicos, milhares de meios de contornar os problemas, de se obter desenvolvimento com o mínimo de agressão à vida.

     Talvez o problema maior seja a visão deturpada que uma minoria “poderosa” tem do mundo... Alguns homens, seres políticos, neste maldito raciocinar capitalista de angariar riquezas e obter lucros cada vez mais e mais a tudo corrompem, a tudo degradam... A nada respeitam e, aparentemente, também nada os detém... Conseguem monopolizar tudo... Estão cegos pela ganância, não percebem o óbvio, estão surdos aos rogos da mãe Natureza, indiferentes às súplicas da Vida... E a humanidade segue deixando um rastro de miséria e caos.

     Às vezes custa-nos compreender o sentido do existir, apenas seguimos... Vindos sem saber de onde e indo sem saber aonde, caminhando por um vale onde tudo parece se degenerar, entretanto não podemos nos entregar à inércia, NUNCA!

     “O povo unido, jamais será vencido” é um dos ditos populares mais exatos. Somente através do fortalecimento da democracia participativa e ampla nas decisões públicas consegue-se quebrar o paradigma da cultura do favorecimento ao interesse privado em detrimento ao público onde os investimentos são direcionados não como um meio para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e sim como um fim de assegurar o status quo ou ampliar as posições de poder.


       Parabenizo a população de Rio Maior e demais adeptos à causa, tenho plena convicção que os manifestantes não se opõem ao desenvolvimento e crescimento da região, desde que estes sejam alicerçados nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, transparência, eficiência, obediência às normas e respeito aos cidadãos e ao meio ambiente, mais nada há ao que se opor.

Ceiça Lima - Maceió/AL

* Bertolt Brecht. (10 de Fevereiro de 1898 – 14 de Agosto de 1956) foi um influente dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX.


Ceiça Lima 

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/2616083
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário